blog
Algarismos

A Edição electrónica ou Desktop Publishing (DTP)

Até meados dos anos 80 do século XX, o acto de criar uma peça impressa dependia de um conjunto de profissionais e tecnologias não acessíveis ao público em geral. Para compor e produzir qualquer peça gráfica como um jornal, livro, panfleto, revista, cartaz ou um simples cartão de visita, tinha que se recorrer a um estúdio gráfico ou a uma casa de impressão e fornecer os elementos de texto e imagem que se pretendiam utilizar. Esses elementos eram transformados numa peça gráfica por uma série de profissionais de diversas áreas, por meios de fotografia e/ou tipografia em chumbo ou limitados sistemas digitais/fotográficos que geralmente só serviam para compor texto.

Apesar dos computadores já serem utilizados na indústria gráfica desde os anos 50, as suas possibilidades de edição eram mínimas. Teriam que decorrer três décadas até se dar a viragem neste cenário. Foi o que aconteceu em Janeiro de 1984 com o lançamento de um computador pela Apple Computer Inc., empresa fundada em 1976 por Steve Jobs (1955–2011) e Steve Wozniak (1950). O revolucionário computador tinha o nome de código “McIntosh” por ser o tipo de maçã preferido de Jef Raskin (1943–2005), engenheiro e especialista em computação humano-computador. Steve Jobs gostou do nome, que decidiu manter, apesar de ter que o alterar para “Macintosh” pois já havia uma empresa chamada McIntosh (Entreprises). Este novo computador era uma versão melhorada do “Lisa”, um modelo anterior que não teve grande sucesso.

Macintosh de 1984
Macintosh de 1984 no Museu da Apple

Tal como o Lisa, o Macintosh apresentava um conjunto de características absolutamente extraordinárias. Para além do interface gráfico (Guided User Interface – GUI), e rato que tinham surgido no Lisa1, o Macintosh era muito mais evoluído, com intuitivos ícones que podiam ser arrastados e copiados para cumprir tarefas sem necessidade de saber código. Esta forma humanizada de interação permitia a qualquer pessoa usar software e manipular textos e gráficos. Tinha fontes diversas à escolha para utilização, possibilitava o uso de imagens e gráficos em conjunto, tudo operado de forma fácil e intuitiva mesmo sem grandes conhecimentos.

Foi num ápice que algumas empresas começaram a desenvolver softwares que tiravam partido destas potencialidades: em 1985 surgiu o PageMaker, da Aldus Corporation, software pioneiro que permitia combinar texto, gráficos e imagens. Nesse mesmo ano de 1985 foi lançada a primeira impressora com “capacidade fotográfica”, a Apple LaserWriter, que permitia obter resultados impressos de grande qualidade, o que permitia ter noção imediata das composições realizadas.

Apesar das inovações, o Macintosh não teve o sucesso imenso que a Apple esperava com o grande público. Contudo, foi um sucesso na indústria gráfica, revolucionando o meio de criar e produzir materiais gráficos. Passou a ser possível que um único interveniente manipulasse texto e imagens autonomamente, numa lógica que ficou conhecida como WYSIWYG (What You See Is What You Get), eliminando os intermediários e facilitando a forma de produzir materiais gráficos.

Assim nasceu o conceito de criação gráfica integrada de forma independente, a edição electrónica, ou como lhe chamou Paul Brainerd (1947), fundador da Aldus, a Destktop Publishing (DTP).

Nos anos seguintes, com o desenvolvimento dos Personnal Computers (PC), baseados na tecnologia da IBM, novos sistemas operativos como o Windows (versão 1 lançada em Novembro 1985) e de softwares como o Fontographer (1986), FreeHand (1988), CorelDraw (1989) entre muitos outros, a Desktop Publishing mudou a nossa relação com o computador, com o trabalho, com a comunicação e por esta via, com o mundo.


Notas

1A noção de GUI e de rato terão sido adaptadas e melhoradas a partir da inspiração do Xerox Alto, um conceito computacional desenvolvido na Xerox Parc, o parque de investigação da Xerox, que Jobs e Raskin entre outros, terão visitado em 1979.


Referências

https://www.macworld.co.uk/feature/apple/history-of-apple-steve-jobs-mac-3606104/

https://www.lifewire.com/what-is-desktop-publishing-1073862


Partilhe este artigo nas redes sociais:



O que achou? Tem comentários ou opiniões sobre este artigo?

Envie-nos o seu comentário