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Por que o céu é azul?

Qualidade e resolução

Apesar das quase duas décadas de domínio da fotografia digital, a generalidade das pessoas ainda confunde qualidade com resolução de imagem. Quantas vezes já ouviu alguém proferir uma frase do género; "a minha máquina fotográfica/telemóvel tem muita qualidade pois tem 18 megapixels!". Infelizmente uma grande quantidade de pixeis não é o suficiente para obter qualidade. Em muitos casos é contraproducente.

A qualidade é uma propriedade intrínseca, nem exclusiva nem dependente do equipamento. Para obter imagens de qualidade é necessário que ao longo do processo fotográfico se reunam as condições e se tomem as opções adequadas de forma a obter o melhor resultado possível. Claro que o equipamento fotográfico principal faz parte desse conjunto de condições, mas os restantes intervenientes no processo são também fundamentais: lentes, iluminação, objecto/modelos/local a fotografar, condições do ambiente e claro, o fotógrafo….

Já a resolução é uma propriedade mensurável. As imagens digitais são formadas por pixeis, os pontinhos luminosos coloridos. A medida (megapixel - MP), habitualmente usado nas máquinas fotográficas e telemóveis, é obtida multiplicando o número das colunas pelas linhas de pixeis que o sensor consegue capturar. Esta quantidade pode ser relacionada com o tamanho físico da imagem usando a densidade de pixeis por polegada quadrada (Dots per Inch - DPI)1. Em suma: quanto mais pixeis, teoricamente mais detalhe terá a imagem produzida por esse equipamento.

Os elementos fundamentais de captação de luz/cor das máquinas fotográficas/telemóveis são os sensores. No início da fotografia digital, a dimensão dos sensores estava directamente relacionado com a quantidade de luz que recebiam e que traduziam para informação de pixeis. Actualmente, com novas tecnologias esta relação não é tão directa, havendo sensores menores que conseguem resultados equivalentes a outros maiores.

dimensoes dos sensores

As dimensões dos sensores mais habituais variam entre os pequenos 1/3.2’’, com 4.54 x 3,42 mm, (dimensão do sensor usado por exemplo no iphone 5, 2012), passando pelo 1/2.6’’ com 5,5 x 4,1 mm (dimensões dos sensores do Samsung Galaxy S9, Note 9, S8, S7, S6, Note 5), até ao full-frame (equiparado à dimensão do antigo filme de 35mm: 36mm x 23,9-24,3mm), usado em máquinas SLR profissionais. Claro que os telemóveis e máquinas compactas usam as menores dimensões, e as máquinas profissionais tamanhos diversos, que vão aumentando até ao fullframe. Recentemente surgiu um sensor para equipamento profissional de luxo, não comum no mercado, que se chama medium format e que pode ir até aos 53,7 x 40,2 mm.

comparação entre imagens de grande resolução

Se o equipamento que usamos para fotografar for de excelência e capturarmos a imagem em condições razoáveis, devemos conseguir uma boa informação de luz e um razoável registo de imagem. Mas se o sensor e lentes do equipamento não forem bons, e pior, se houver condições luminosas deficientes, associado a grandes resoluções, a qualidade da informação registada pelo sensor cai a pique, resultando em imagens más.

comparação entre imagens de baixa resolução

Para se destacar num mercado de forte concorrência, os produtores de equipamentos oferecem grandes resoluções com pequenos sensores como destaque de venda dos produtos. Ainda que estes sensores tenham alguma qualidade, assim bem como as lentes, a menor dimensão não é rival para sensores maiores com a mesma resolução. Um sensor maior, geralmente associado a uma lente melhor, tem mais amplitude dinâmica, mais profundidade de campo, menos ruído e informação mais detalhada, que se reflete na qualidade das imagens.

Como é perceptível, a grande maioria dos equipamentos, especialmente as máquinas compactas e telemóveis não têm nem sensores grandes nem grandes sensores: as maiores resoluções passam a ser inimigas da qualidade de imagem. Fotografar com grandes resoluções em equipamentos menos bons vai produzir imagens muito grandes mas com pouca qualidade. Seria mais razoável os fabricantes usarem resoluções menores, pois também as imagens assim obtidas seriam melhores. Contudo, essa estratégia não teria sucesso, e os produtores sabem-no: para nós, ter um equipamento com menos megapixeis do que o vizinho parece-nos deprimente, mesmo que não necessitemos de fotografar imagens de dimensões suficientes para imprimir outdoors. Além disso, ainda compramos mais uns discos rígidos para armazenar as gigantescas imagens que consomem o espaço nos cartões de memória.


Notas

1 Por exemplo, uma imagem de 12MP (4000x3000) pode ser usada na maioria das impressoras domésticas com 72 dpi, o que permite imprimir até 141,11cm x 105,83cm. Para impressões profissionais, a densidade usada é habitualmente de 300 DPI, o que permite imprimir a imagem até 33,87cm x 25,4cm.


Referências

https://www.which.co.uk/reviews/dslr-and-mirrorless-cameras/article/camera-sensor-sizes-explained
https://www.adorama.com/alc/faq-what-is-a-medium-format-camera
http://photoseek.com/2013/compare-digital-camera-sensor-sizes-full-frame-35mm-aps-c-micro-four-thirds-1-inch-type/


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